A Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE), ordenou a retirada imediata do mercado nacional do Óleo alimentar da marca ‘’Super Vega’’, por ter sido produzido ilegalmente, no distrito de Nacala, província de Nampula.
De acordo com um comunicado enviado à nossa redacção, a retirada do produto surge em cumprimento do plano operacional e controlo do mercado, bem como da defesa dos interesses económicos do Estado e do consumidor.
Da visita feita pela INAE, concretamente ao sector de produção, constatou-se que se trata de uma unidade económica ilegal, cujo óleo alimentar não obedece a qualidade prevista pelo Ministério da Saúde (MISAU) e não dispõe da aprovação do rotulo e da autorização para o uso do selo ‘’Made in Mozambique, para além do que o seu conteúdo nutricional não foi aprovado pela entidade competente.
O documento menciona ainda que a produção do óleo não obedece a outros requisitos legalmente estabelecidos, sem os quais a indústria não deveria funcionar. Por esta razão, a INAE suspendeu o processo de produção com efeitos imediatos.
Deste modo, por se tratar de uma fábrica ilegal, cujo produto é fortemente suspeito para o consumo humano, foram orientadas todas as delegações, para apreender imediatamente o óleo em causa e submeter amostras ao laboratório para efeito de controlo de qualidade, incluindo a verificação dos parâmetros de fortificação.