A Electricidade de Moçambique (EDM) informou, esta terça-feira, que as sedes dos Postos Administrativos de Calipo, no distrito de Mogovolas, na província de Nampula, e de Regone, em Namarroi, província da Zambézia, já estão ligadas à rede eléctrica nacional. Com efeito, refere a EDM em comunicado de imprensa, cerca de mil famílias (500 por cada Posto Administrativo), beneficiam da corrente eléctrica da rede nacional.
Com estas realizações, a empresa diz ter alcançado a meta de ligar dois Postos Administrativos nos primeiros 100 dias de Governação de Daniel Chapo. De igual modo, acrescenta, a EDM supera a meta de novas ligações, tendo efectuado 90.000 das 45.000 previstas.
O Projecto de extensão da Rede Eléctrica ao Posto Administrativo de Calipo, ligado desde 29 de Março, consistiu na construção de 34 Km de linha de média tensão a 33 kV, a partir da vila-sede de Nametil. Foram igualmente instalados 120 candeeiros de iluminação pública e cinco postos de transformação, totalizando 500 kVA de potência.
Com a electrificação de Calipo, revela a EDM, sobe para 59 o número de Postos Administrativos electrificados na província de Nampula, faltando 11 para concluir os 70 Postos Administrativos existentes naquele ponto do país.
Por seu turno, a extensão da rede eléctrica ao Posto Administrativo de Regone, na província da Zambézia, ligado no dia 26 de Março corrente, consistiu na construção de 25 Km de linha de média tensão à 33 kV, a partir da Sede do distrito de Namarroi. Este Projecto inclui a montagem de cinco postos de transformação, que totalizam 500 kVA de potência, bem como a montagem de 100 candeeiros de iluminação pública. Segundo a EDM, com a electrificação de Regone, eleva-se para 43 o número dos Postos Administrativos electrificados na Zambézia, dos 49 existentes.
“Ambos Projectos de electrificação foram financiados pelo Governo de Moçambique, sendo que, para o Posto Administrativo de Calipo, o investimento foi de 117 milhões de Meticais, enquanto para Regone foram investidos 83 milhões de Meticais”, detalha a fonte, sublinhando que desde 2020, foram electrificados, em todo o país, 73 Postos Administrativos, sendo 56 através da rede eléctrica nacional e os restantes 17 por via de fontes alternativas.