Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

Banner
26 de Fevereiro, 2025

Tensão pós-eleitoral: Operadores turísticos ponderam fechar portas… e mais de 2 mil empregos estão em risco em Gaza

Operadores turísticos ponderam encerrar os seus estabelecimentos e cerca de dois mil trabalhadores do sector poderão perder os seus empregos, na vila municipal da Praia de Bilene, na província de Gaza, onde, nos últimos dias, a onda de manifestações vem se intensificando.

 

De acordo com informações do administrador do distrito de Bilene, Raul Momade, prestadas à Rádio Moçambique, emissora pública, o movimento turístico reduziu drasticamente nos últimos tempos devido à constante onda de manifestações e vandalização de infra-estruturas públicas e privadas.

 

“Diante deste cenário, os operadores turísticos enfrentam dificuldades para cumprir com as suas obrigações, nomeadamente, o pagamento de impostos e salários dos trabalhadores”, frisou Raúl Momade.

 

“Falando da Praia de Bilene, temos cerca de 94 estâncias turísticas que albergam cerca de dois mil trabalhadores. Então, colocar a Praia de Bilene na situação de insegurança e intranquilidade significa colocar cerca de dois mil funcionários na iminência do desemprego. Então, devíamos reflectir sobre que tipo de país precisamos”, destacou.

 

Empresários da província de Gaza estimam que, até Novembro do ano passado, as suas perdas estavam avaliadas em 250 milhões de meticais desde que iniciaram as manifestações, segundo dados do pelouro do agro-negócio na Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) naquela região.

 

Contudo, os sectores comercial e turístico são dos mais afectados, uma vez que durante o mês de Dezembro, considerado de pico, mais de 3000 reservas foram canceladas e 15 estabelecimentos encerraram definitivamente. (Carta)

Sir Motors

Ler 4552 vezes