Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

Banner
31 de Janeiro, 2025

Arrancam obras de expansão do terminal de contentores do Porto de Maputo

A DP World e a Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC) anunciaram, esta semana, o início das obras de expansão da Fase 1 do terminal de contentores no Porto de Maputo. O trabalho iniciou no dia 27 de Janeiro e marca a primeira fase de um plano ambicioso para aumentar a capacidade do terminal dos actuais 255.000 TEUs (unidades equivalentes a vinte pés) para 530.000 TEUs por ano. Em termos de toneladas, com a expansão, o terminal passará a manusear 10.6 milhões de toneladas por ano, contra os actuais 5.1 milhões de toneladas.

 

Num comunicado, a MPDC detalha que as obras estão avaliadas em cerca de 164 milhões de USD e uma duração prevista de aproximadamente dois anos, o projecto será executado pela “Shafa Construções, E.A, Limitada”.

 

Os principais desenvolvimentos incluem a expansão do pátio de armazenagem de contentores para 6,48 hectares; a construção de 400 metros adicionais de cais – elevando o total para 650 metros nesta fase; e o aprofundamento do calado do cais de menos 12 metros (-12m) para 16 metros, permitindo que o terminal acomode novos navios da classe pós-Panamax de até 366 metros de LOA (comprimento total).

 

Adicionalmente, serão instaladas mais de 700 tomadas para contentores frigoríficos para alavancar o crescimento das exportações agrícolas, particularmente de citrinos do Limpopo na África do Sul e de Massingir em Moçambique.

 

Citado pelo comunicado, o CEO e Director-Geral da DP World na África Subsariana, Mohammed Akoojee, afirmou: “Durante mais de 20 anos, a DP World tem operado com orgulho em Moçambique, que se tornou um centro vital para o comércio regional. Os nossos investimentos em curso trarão um valor substancial, mudando o panorama do transporte marítimo na costa leste de África, e reforçando a posição de Moçambique como uma porta de entrada chave para o movimento de carga em toda a região.”

 

Para o CEO da DP World Maputo, o capitão Sumeet Bhardwaj, o arranque do projecto é um marco fundamental para a DP World em Maputo. Explicou que a construção do terminal visa responder às exigências futuras, promovendo a eficiência, reduzindo custos e criando novas oportunidades para o comércio na região. Este projecto sublinha o nosso compromisso a longo prazo com o desenvolvimento de Moçambique.

 

Por seu turno, o CEO da MPDC, Osório Lucas, sublinhou que o projecto reafirma o compromisso do Porto com a extensão dos termos da concessão: “A expansão do terminal de contentores é o primeiro grande marco da visão estratégica para o futuro do Porto. Este projecto representa um passo significativo no reforço da posição do Porto de Maputo como uma plataforma logística líder na África Austral”, afirmou Lucas, citado pela nota.

 

O aprofundamento do cais e a expansão das infra-estruturas permitirão ao Porto de Maputo receber navios de maiores dimensões, ganhando competitividade na região e posicionando Maputo como um centro de transbordo ideal na região até 2026. Esta modernização não só aumentará a eficiência operacional do terminal como também tornará as taxas de frete mais competitivas, beneficiando directamente os exportadores e operadores logísticos moçambicanos.

 

Nesse contexto, o CEO da MPDC acrescentou que o investimento estratégico trará benefícios significativos para o país, incluindo o reforço das exportações minerais e agrícolas, a redução dos custos logísticos e a criação de novos empregos directos e indirectos. (Carta)

Sir Motors

Ler 4552 vezes