Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

Banner
14 de Fevereiro, 2025

INCM religa as três rádios desligadas por interferência na navegação aérea em Nampula

As três estações radiofónicas desligadas na última terça-feira pelo Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique (INCM), nomeadamente, Encontro, Haq e Vida, por interferência nas comunicações do serviço aeronáutico em Nampula já retomaram as suas emissões desde a tarde desta quinta-feira. O reinício das transmissões foi confirmado pelo vice-Director da rádio e televisão Encontro, Padre Serafim João, após um encontro que manteve esta quinta-feira com o INCM. 

 

Na ocasião, Serafim João informou que a rádio retomou as suas emissões, frisando que a mesma reduziu o raio de abrangência, pese embora continue a operar com a sua frequência habitual 101.9.

 

Segundo a fonte, o encontro com a Autoridade Reguladora foi produtivo na medida em que os princípios da Rádio Encontro consagram a divulgação de conteúdos com precisão, guiando-se pela liberdade de Imprensa e, sobretudo, na resolução dos problemas que afligem a população. Serafim João frisou que, apesar dos consensos alcançados, ainda preval__ecem algumas lacunas para serem resolvidas.

 

“Chegamos à conclusão de que a rádio pode ser reactivada, embora a sua potência tenha sido reduzida para solucionar a interferência que estava a afectar o sistema aeronáutico. Sendo assim, ainda existem algumas acções que precisamos realizar para restaurar a potência normal da rádio, como a instalação de filtros e outros equipamentos”, afirmou.  A Rádio Vida opera em 88.8 MHz e a Haq em 104.4 MHz.

 

O Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) justificou ontem que o desligamento das rádios Encontro, Haq e Vida se deve à interferência de sinais de rádio com as comunicações da torre de controlo do Aeroporto de Nampula, assim como com as aeronaves em aproximação ao mesmo aeroporto.

 

A intervenção do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique seguiu-se a uma reclamação da empresa Aeroportos de Moçambique, datada de 7 de Fevereiro, dando conta de uma interferência na sua torre de controlo, onde quando os pilotos fazem a aproximação à pista em comunicação com a torre escutam emissões da rádio. (Carta)

Sir Motors

Ler 4552 vezes