O Presidente da República, Daniel Chapo, assegurou que a Reserva Especial do Niassa está livre de terroristas, após a expulsão destes pelas Forças de Defesa e Segurança moçambicanas.
Chapo deu essa garantia durante a cerimónia de encerramento da formação de forças especiais, realizada no Centro de Formação Militar de Nacala-Porto, na província de Nampula, com o apoio das tropas ruandesas.
“Os nossos irmãos estão no terreno a rechaçar os terroristas naquela região e, neste momento, já desapareceram da Reserva do Niassa, mas as nossas forças continuam em perseguição”, afirmou o Presidente da República, apelando aos recém-formados a não trocarem a defesa da pátria por qualquer outra coisa.
Na sua intervenção, na passada sexta-feira (23), além de garantir que a Reserva Especial do Niassa está livre de terroristas, o Presidente da República salientou que o combate ao terrorismo requer uma resposta firme, à semelhança do combate aos crimes de tráfico de seres humanos e ao narcotráfico. Por isso, de acordo com Daniel Chapo, o Governo continuará a apostar na formação das FDS, para responder às novas ameaças.
Refira-se que, nos dias 19 e 29 de Abril, incluindo a primeira semana de Maio, os terroristas lançaram incursões que culminaram com a morte e ferimento de fiscais da Administração Nacional das Áreas de Conservação e de membros das Forças de Defesa e Segurança, para além do deslocamento de mais de 2.000 pessoas e da destruição de investimentos turísticos. (Carta)