O cardeal Robert Francis Prevost tornou-se esta quinta-feira, o sucessor de Francisco, adoptando o nome de Leão XIV. É o primeiro Papa vindo dos Estados Unidos da América e o 267º líder da Igreja Católica.
Antigo prefeito do Dicastério para os Bispos, é um prelado com opiniões próximas do Papa Francisco, que passou muitos anos como missionário no Peru antes de ser eleito chefe dos Agostinianos por dois mandatos consecutivos.
Nascido a 14 de setembro de 1955, em Chicago, no estado norte-americano do Illinois, Prevost entrou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho em 1977.
Francisco nomeou-o prefeito do Dicastério para os Bispos em janeiro de 2023, um cargo responsável pela seleção dos bispos. Prevost ocupou o cargo até à morte do Papa Francisco, a 21 de abril de 2025. A 30 de setembro de 2023, Francisco elevou Prevost à categoria de cardeal.
“Que a paz esteja com todos vós”
Estas foram as primeiras palavras do Papa Leão XIV para a Praça de S. Pedro, no Vaticano, onde discursou à multidão. Robert Prevost deixou ainda uma referência ao seu antecessor: “Permitam-me dar seguimento a essa benção [do Papa Francisco]. Deus ama-vos a todos, o mal não preval_ecerá ” “Uni-vos sem medo, com Deus, vamos em frente”, continuou, terminando com um “obrigado ao Papa Francisco”. (Expresso.pt)