Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

22 de Abril, 2025

Chuvas destroem desvio da ponte sobre o rio Monapo recém-inaugurado em Nampula

Escrito por

O desvio provisório recém-construído sobre o rio Monapo, em Namialo, província de Nampula, foi arrastado pela corrente das águas, após chuvas fortes registadas na sexta-feira e sábado (17 e 18 de Abril), voltando a interromper a circulação de pessoas e bens entre as províncias de Nampula e Cabo Delgado.

O Governador da província de Nampula, Eduardo Abdula, que esteve no local no domingo 20 para inteirar-se da situação, disse que a reposição da transitabilidade será condicionada, enquanto se aguarda por material para uma empreitada definitiva.

“Sabemos que as chuvas foram intensas e, infelizmente, provocaram esta nova interrupção. O empreiteiro está a trabalhar com o material que tinha em reserva e como primeiro passo vai retomar a extracção de pedra em Namialo para reforçar a passagem”, disse o Governador.

“Enquanto procuramos fundos a partir do nível central iremos assegurar a travessia de forma provisória. Vamos procurar resolver este problema para permitir o mais rápido possível a passagem dos carros de forma condicionada. Já há promessas para o financiamento integral e definitivo das obras, apenas faltam estudos apropriados. A Administração Nacional de Estradas já está a fazer este trabalho”, frisou Abdula.

Dados não confirmados indicam que o desvio, reaberto na quinta-feira da semana finda custou aos bolsos dos moçambicanos pouco mais de 14 milhões de Meticais. A obra foi executada em um mês e tinha como objectivo servir de passagem provisoria de viaturas, enquanto decorrem as obras de reabilitação definitiva da ponte sobre o rio Monapo, destruída pela Tempestade Tropical Jude, em Março último. O Governador de Nampula pede paciência aos utentes e maior flexibilidade dos empreiteiros na execução das obras.

Sir Motors