Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

14 de Abril, 2025

Ataques Terroristas: Homens armados bloqueiam estrada que liga as principais cidades de Cabo Delgado

Escrito por

A circulação na Estrada Número 14, que liga as cidades de Pemba e Montepuez, ficou completamente interrompida desde a tarde de sábado (12) até ao princípio da manhã deste domingo (13), devido à colocação de barricadas na via.

O bloqueio é atribuído a um grupo de homens armados que, além de impedir a circulação, também cobrou valores monetários a algumas viaturas. Além disso, duas viaturas foram queimadas e os seus ocupantes estão em parte incerta.

Segundo relatos, as barricadas foram colocadas a partir das 16h00 de sábado, perto da aldeia Muaja, localidade de Nanjua, que separa os distritos de Ancuabe e Montepuez. “Interceptaram esta tarde algumas viaturas de diversa tonelagem que iam para o distrito de Montepuez e exigiram dinheiro como condição para cada viatura seguir viagem”, relatou um resistente do centro de deslocados de Marrocane, localidade de Nanjua.

“Desde às 15h00 de ontem não se passava em Muaja. Por isso, estamos a alertar as pessoas que saem de Montepuez a Pemba e vice-versa que a situação não está boa, interpelaram alguns carros e cobraram dinheiro”, disse a fonte.

Por volta das 20h00 de sábado, circularam, nas redes sociais, várias mensagens dando conta de alguma insegurança naquela rodovia. “A situação não está nada boa, minha tia saiu de Pemba e graças a Deus chegou bem, mas teve de pagar dinheiro”, descreve um áudio posto a circular nas redes sociais.

O bloqueio da estrada Pemba-Montepuez obrigou muitos automobilistas a desistir da viagem e outros pernoitaram ao longo da estrada, como forma de poupar combustível que ainda escasseia nos principais postos de abastecimento da província de Cabo Delgado.

“Carta” soube que até à retirada dos homens armados não houve nenhuma intervenção das autoridades dos distritos de Ancuabe e Montepuez, sendo que a circulação de pessoas e bens já foi retomada, embora com algum medo por parte dos utentes.

Sir Motors

Ler 164 vezes