Segunda-feira (24). Ainda madrugada recebi de um amigo uma mensagem que anunciava que o Presidente da República (PR), Daniel Chapo, e o principal líder oposicionista, Venâncio Mondlane, tiveram, na noite anterior, domingo, um encontro amistoso.
A mensagem não tinha detalhes do encontro e o facto de o encontro ter tido lugar num dia de domingo, e à noite, veio-me à mente Roberto Carlos. Razões? Por conta de dois grandes sucessos deste cantor brasileiro: “Detalhes” e “Hoje é domingo” cujas letras ecoaram, madrugada fora, na minha mente.
Na canção “Hoje é domingo”, Roberto Carlos partilha profundidades e vontades que antecederam o encontro de domingo à noite. Ouça um dos trechos:
Eu passei por cada dia da semana
Esperando esse domingo
Pra ficar o tempo todo do seu lado
Desfrutar do seu carinho
Viajei na ida e volta do trabalho
Com você no pensamento
Bateu forte o coração contando as horas
Pra chegar esse momento
No final do encontro, Chapo e Venâncio, sorridentes pousaram íntimos para a fotografia. Roberto Carlos, ainda no “Hoje é domingo” registou este momento. Escute:
Tudo é bonito hoje é domingo
Vale a pena esperar uma semana
Por um dia assim tão lindo
Foi mesmo uma noite de domingo lindo para Moçambique que, ainda madrugada, também perguntou pelos detalhes do encontro entre Chapo e Venâncio. Uma curiosidade que na sua música “Detalhes” Roberto Carlos também não fala deles, mas toca. Aprecie um dos trechos:
Não adianta nem tentar me esquecer
Durante muito tempo em sua vida
Eu vou viver
Detalhes tão pequenos de nós dois
São coisas muito grandes pra esquecer
E a toda hora vão estar presentes
Você vai ver
Se um outro cabeludo aparecer
Na sua rua
E isto lhe trouxer saudades minhas
A culpa é sua
Já o sol raiara, na rádio tocava a música “Falando sério”. Por coincidência um outro sucesso de Roberto Carlos. No último trecho, e sobre o encontro amistoso do passado domingo, um solene clamor por dias melhores. Escute:
Falando sério
Entre nós dois tinha que haver mais sentimento
Não quero seu amor por um momento
E ter a vida inteira para me arrepender.
É muita coincidência. Caso para dizer que Roberto Carlos é mesmo o Cara, o Rei, cujas canções aproximam corações detonados, até dos capricornianos Chapo e Venâncio. Pesquise as letras e saiba mais dos
“Detalhes de um dia de Domingo à noite”.