Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

29 de Novembro, 2021

Ataque armado mata quatro agentes da polícia em Mecula

Escrito por

Uma viatura de transporte de valores monetários foi atacada por indivíduos desconhecidos na última quinta-feira, no distrito de Mecula, província do Niassa. O valor destinava-se ao pagamento de salários dos funcionários da Reserva Especial do Niassa (REN). Do ataque, quatro agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM), que escoltavam o dinheiro, foram assassinados.

 

Segundo as fontes, o ataque causou pânico na população local, que decidiu abandonar as casas, suspeitando tratar-se de ataque terrorista. Mecula, refira-se, localiza-se no extremo nordeste da província do Niassa, sendo vizinho do distrito de Mueda, alvo de ataques terroristas.

 

Membros das Forças de Defesa e Segurança (FDS) foram destacados para o local, com o objectivo de manter a ordem e tranquilidade públicas naquele distrito, que também sofre os efeitos da caça furtiva na REN.

 

Até ao momento não são conhecidos os autores do assalto e muito menos a sua proveniência. Porém, há quem suspeita tratar-se de membros do grupo terrorista, que provavelmente estejam escondidos no Niassa, após fugirem dos bombardeios das forças moçambicanas e ruandesas em Cabo Delgado.

 

Lembre-se que a Missão da SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral), em Moçambique, alertou, em Outubro passado, para a possibilidade de os ataques terroristas se alastrarem para as vizinhas província do Niassa e Nampula. O mesmo alerta já tinha sido lançado pelo Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE), uma organização da sociedade civil que tem realizado pesquisas sobre a insurgência no país. (O.O. & Redacção)

Sir Motors

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *