Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

Banner
14 de Fevereiro, 2025

Eleições 2024: Frelimo e seus candidatos venceram “de forma clara e expressiva” – Filipe Nyusi

Enquanto os partidos políticos da oposição e parte da sociedade entendem que as eleições gerais de 09 de Outubro foram fraudulentas, Filipe Jacinto Nyusi reitera que a Frelimo e os seus candidatos (à Presidência da República e ao cargo de Governador) venceram de “forma clara e expressiva”.

 

A tese foi reforçada esta manhã, na abertura da III Sessão Extraordinária do Comité Central, o órgão mais importante do partido Frelimo, no intervalo entre os Congressos. O órgão está reunido hoje para eleger o novo Presidente do partido, o seu novo Secretário-Geral e o novo Secretariado do Comité Central.

 

“Estamos perante uma nova sessão, em que temos um novo Presidente da República, saído das VII Eleições Gerais e IV das Assembleias Provinciais. Foi um processo desafiante, em que a Frelimo, o seu candidato presidencial e os seus cabeças-de-lista à governador de província saíram vencedores de forma clara e expressiva”, defendeu o ex-Chefe de Estado.

 

Sem dar detalhes, Nyusi defendeu que a vitória da Frelimo foi histórica. “Renovo as minhas saudações aos membros do Comité Central que, em tempo oportuno, souberam tomar decisões estratégicas que nos conduziram à esta vitória histórica”, afirmou.

 

A Frelimo, recorde-se, foi declarada vencedora das eleições legislativas e provinciais, em todo país, enquanto Daniel Chapo foi declarado vencedor das eleições presidenciais. Num processo descrito como fraudulento e que desencadeou a maior crise política pós-eleitoral de sempre, a Frelimo viu o número de deputados conquistados a nível dos órgãos de gestão eleitoral reduzir de 195 para 171, no processo de validação e proclamação dos resultados.

 

No seu discurso de despedida, Filipe Nyusi encorajou o Presidente da República a prosseguir “com firmeza” para que o país possa enfrentar, “com sucesso”, os desafios da actualidade, como o terrorismo, os desastres naturais e as “recorrentes manifestações violentas”, que “atrasam o desenvolvimento do país”.

 

O ex-Presidente da República apelou ainda aos “camaradas” a apoiarem, “com sinceridade e honestidade”, Daniel Chapo, de modo a que “tenha tempo e sossego necessários para se concentrar” ao nosso projecto político da Frelimo, que é o “de consolidar a unidade nacional, promover a paz e o desenvolvimento”. (A.M.)

Sir Motors

Ler 4552 vezes