Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

17 de Janeiro, 2022

Sobre a perversa inacção dos jornalistas

Escrito por
O Jornalista Alexandre Chiure lançou um repto: que se convoque um conclave de jornalistas, para que se realizem eleições para novo SG e seu Secretariado.
 
Um repto justo, na mouche. Quem reagiu, secundando Chiure?
 
Não sei…vi apenas o silêncio covarde de uma classe de medricas. Um Secretariado com 5 anos fora de mandato é ilegítimo. Está no antípodas das regras de convivência democrática. E nós fingindo que não há maka.
 
Infelizmente, o SNJ herdou o perfil ideológico do antigo ONJ. É a OTM dos jornalistas, colada ao regime do dia. De sindicato nada tem. Mas matéria prima para particular acção sindical, e no geral para acção de classe, há quanto baste. E este sindicato anda de braços cruzados.
 
A zanga do Chiure não é só dele. Muitos partilham dela. Mas em privado…ninguém age. Esta malfadada inacção é a face mais perversa da nossa cultura de cidadania.
 
AGIR? SIM!
 
Se o SNJ não serve, porquê não fazer o sindicalismo e a defesa da classe fora desta organização? Vá…ponhamos mãos à obra…há espaço para uma verdadeira ONJ…organização nacional de jornalistas.
 
Ps: é óbvio que estou escrevendo para ouvidos ocos. Ninguém vai fazer nada. Depois da esganiçada do Chiure, tudo ficou na mesma. Esta perversão da inacção está no nosso ADN…

Sir Motors