Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

28 de Janeiro, 2022

Por “supostas negociatas”, Administrador de Cuamba, no Niassa, ordena anulação do concurso de ingresso no Aparelho do Estado

Escrito por

Foi através de um despacho com o número 01/GDC/2022, de 25 de Janeiro, que João Júlio Manguinji, Administrador do distrito de Cuamba, na província do Niassa, anulou o concurso de ingresso no aparelho do Estado, autorizado através do despacho datado de 21 de Setembro de 2020 e lançado pela Secretaria Distrital de Cuamba. O concurso foi anulado porque não respeitou o princípio da garantia de condições e oportunidades iguais para todos os candidatos.

 

De acordo com o despacho assinado pelo Administrador, o referido concurso não observou devidamente o processo de recrutamento, selecção e classificação, nos termos exigidos no Regulamento de Concursos nas Carreiras de Regime Geral e Especial na área Comum do Aparelho do Estado – aprovado pelo diploma ministerial nº 61/2000 de 5 de Julho. Segundo escreve o Administrador de Cuamba, deve ser aberto um novo concurso de ingresso no Aparelho do Estado para as mesmas carreiras.

 

De referir que, relacionado com o recrutamento e selecção na província do Niassa, o Ministério do Interior, ao nível do Comando Provincial da PRM, está a solicitar todos os candidatos reprovados do XLII Curso Básico da PRM, época 2022 e que tenham sido desmobilizados das FADM para apresentarem-se rapidamente às autoridades. Entretanto, a medida já está a suscitar várias interpretações. Para alguns, trata-se de um recrutamento compulsivo e, para outros, de uma protecção para que os mesmos não sejam recrutados para os grupos terroristas. (OOmar)

Sir Motors

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *