Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

10 de March, 2022

Filipe Nyusi inaugura agência do Moza Banco no distrito de Maringué, em Sofala

Escrito por

O Presidente da República, Filipe Nyusi, procedeu esta quarta-feira, 09 de Março, com a inauguração da primeira agência bancária no distrito de Maringué, província de  Sofala- a agencia do Moza Banco. A presença do Moza Banco neste distrito surge no âmbito da Estratégia Nacional de inclusão financeira, através da qual o Governo moçambicano espera garantir que até finais deste ano mais de 30% da população tenha acesso a uma conta bancária numa instituição financeira formal, de forma a cobrir 75% dos distritos em todo o território nacional.

 

Depois do descerrar da placa e do corte de fita, o Presidente da República, Filipe Nyusi, dirigiu-se à população afirmando que o seu Governo está empenhado em resolver os problemas da população, dando como exemplo, o conjunto de vantagens que a agência do Moza Banco ora inaugurada, tem para os funcionários públicos, comerciantes e para a população em geral.

 

A abertura da agência bancaria do Moza Banco em Maringué é mais um fruto da paz e tranquilidade que se vive nesta região.

 

Esta agência está equipada para atender cerca de  50 mil pessoas oferecendo diversos produtos e serviços e encerra o objectivo de termos todos os distritos da provincia de Sofala dentro da rede bancaria nacional.  Em sofala já comprimos o que nos propusemos a fazer. A partir deste balcão podem efectuar depósitos à ordem e produtos de poupança , como depósitos a prazo, podem solicitar credito para investimentos ou para o consumo. O banco não é apenas para depositar e levantar dinheiro, podem fazer mais.

 

Um distrito, Um Banco” é um projecto implementado pelo Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural,  dirigido por Celso Correia, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável, “este projecto é uma mais-valia para a banca nacional e para a nossa economia. Tenho a certeza que com a inauguração desta agência bancária, a primeira neste distrito, os residentes de Maringué respiram de alívio, porque a partir de hoje vão poupar esforços e reduzir distâncias em busca de serviços bancários.

 

O Presidente do Conselho de Administração do Moza Banco, João Figueiredo, disse que com a entrada em funcionamento desta Unidade de Negócio do Moza Banco, os habitantes de Maringué e arredores, passam a ter próximos de si um local onde poderão convenientemente e em total segurança realizar operações bancárias e encontrar as soluções financeiras adequadas às suas necessidades específicas.

 

Esta Agência está ao serviço de todos: População em geral, funcionários públicos e agentes do Estado, micro, pequenas e médias empresas locais, produtores e criadores, oferecendo soluções financeiras inovadoras, que os ajudem a rentabilizar as poupanças resultantes do seu esforço pessoal ou colectivo, e a concretizar os seus projectos pessoais, profissionais, empresariais ou institucionais.Aqui terão acesso a produtos de crédito para os mais variados fins, incluindo a compra de insumos, equipamento e outros instrumentos para melhorar a produção e produtividade agrícola. Poderão ainda aceder a soluções de poupança que farão o vosso dinheiro render, para que possam posteriormente investir em outros projectos e negócios”.

 

Com a abertura da Agência em Maringué, o Moza passa a contar com um total de 64 Unidades de Negócio, reforçando o seu estatuto de Banco com a 3ª maior rede de Agências do País, e  ao abrigo da parceria com o FNDS, contabilizam-se já 17 Agências Moza em igual número de Distritos. O Moza assume-se assim  como um Banco de e para Moçambique, reforçando a sua presença em todas as Províncias.

 

Para além de inaugurar a agência bancária, O Moza Banco decidiu associar-se ao Governo Distrital de Maringuè, comparticipando nas despesas de aquisição de um Posto de Transformação de energia eléctrica, a ser instalado na zona tampão da sede distrital, “é nossa expectativa com este apoio, que em breve se irá materializar, permitir a expansão da rede eléctrica em Maringuè, alimentando a escola primária local, os pequenos empreendimentos económicos e a zona verde, fértil para produção de hortícolas e criação de gado”, finalizou João Figueiredo, PCA do Moza Banco.

Sir Motors

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *