Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

24 de Junho, 2022

EDM pretende atingir meta de 40% de força laboral feminina até 2030

Escrito por

A empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM) lançou esta quinta-feira (23), em Maputo, a sua Estratégia de Género 2021 – 2030, na qual traça a meta de atingir 40% de representatividade feminina na força de trabalho.

 

A EDM contava até Fevereiro de 2021 com 3.498 trabalhadores. Deste número, 81.9% são homens e apenas 18.1% mulheres. Entretanto, em busca de equidade de género conforme preconiza o quinto objectivo da Agenda 2030 das Nações Unidas, a EDM desafia-se a contratar mais força feminina nos próximos oito anos.

 

A cerimónia de lançamento da Estratégia foi orientada pela Administradora da Área de Pessoal, Iolanda Cintura. Discursando na ocasião, Cintura realçou que a EDM tem muito orgulho de estar, desde sempre, sincronizada com as lutas das mulheres moçambicanas, tendo por isso elencado como um dos seus três Objectivos Estratégicos (2018 – 2028), o alcance da igualdade do género.

 

“Nesse contexto, estamos determinados em atingir, até 2030, a meta de 40% de representatividade feminina na força de trabalho da empresa, através de acções e iniciativas favoráveis a um ambiente promotor de crescimento, afirmação profissional da mulher e combate à discriminação e de todo o tipo de violência contra a mulher”, afirmou a Administradora da EDM.

 

Cintura explicou que a Estratégia de Género da EDM é um instrumento que tem como objectivo ampliar o espaço de promoção das acções das mulheres trabalhadoras na Empresa, no que diz respeito ao acompanhamento, recrutamento,  selecção, formação e monitoria, enquanto meta estratégica até 2030.

 

No quadro da Estratégia, o Presidente do Conselho de Administração (PCA), Marcelino Alberto, anota que o alcance da meta exige um comprometimento da empresa.

 

“A Estratégia de Género da EDM 2021-2030 servirá, com efeito, de linha orientadora para impulsionar os nossos esforços no alcance da meta relativa à nossa terceira prioridade. Estamos conscientes do que deve ser feito para atingir os objectivos e plenamente confiantes de que a EDM, através do seu Plano Estratégico de Recursos Humanos, desempenhará um papel significativo na salvaguarda de quotas na contratação, no quadro dos seus programas de recrutamento e selecção”, afirma Alberto.

 

Esta meta estruturante vai assegurar que a igualdade de género na EDM não só beneficie a Empresa, mas também propicie o ambiente de igualdade de oportunidades para todos os trabalhadores. (Carta)

Sir Motors