Moçambique acaba de alcançar um perdão de dívida de pouco mais de 256 milhões de USD, valor correspondente a 80% do total do seu encargo junto à República do Iraque. Os restantes 20% foram reprogramados por um período de 15 anos (período de 2029-2043) precedidos por um período de graça de quatro anos. A informação foi divulgada na semana finda pelo Ministério das Finanças.
A dívida foi contraída no quadro da longa e histórica cooperação mútua nos anos 1979 e 1980 no valor total de 60.25 milhões de USD, visando o fornecimento de petróleo. Entretanto, tendo em conta as dificuldades que o país tem enfrentado com o impacto negativo na economia e que condicionam o cumprimento das suas obrigações, de lá para cá a dívida junto a este credor atingiu 320.1 milhões de USD.
O Ministério explica que, com o alívio, Moçambique fica perdoado em 256.1 milhões de USD. As negociações que culminaram com o alívio da dívida de Moçambique junto ao Iraque decorreram no período de 02 a 06 de Fevereiro de 2025, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.
Da parte Moçambicana, integraram a delegação às negociações quadros seniores do Ministério das Finanças e o Conselheiro Económico e Comercial de Moçambique em Portugal e Espanha. Da Parte Iraquiana, integraram a delegação quadros do Ministério das Finanças, dos Negócios Estrangeiros e do Banco Central. (Carta)