A United Bank for Africa, através da Fundação Tony Elumelu (TEF), uma organização filantrópica dedicada ao empoderamento de empreendedores africanos assinou, há dias, durante a Cimeira Mundial dos Governos, um acordo de parceria estratégica no valor de 6 milhões de USD com o Gabinete de Assuntos de Desenvolvimento dos Emirados Árabes Unidos e a Fundação Khalifa Bin Zayed Al Nahyan (afiliada à Erth Zayed).
Uma nota da UBA explica que a iniciativa tem como objectivo, proporcionar formação empresarial, orientação, acesso a redes de contactos e capital inicial não reembolsável de 5.000 USD, a mais 1.000 jovens empresários africanos. O acordo foi assinado na Cimeira Mundial dos Governos pelo fundador da TEF, Tony Elumelu, e pelo Diretor-Geral da Fundação Khalifa Bin Zayed Al Nahyan, Mohamed Al Khoori.
A parceria reforça o compromisso mútuo das instituições em promover o empoderamento econômico e o empreendedorismo em todo o continente Africano. Através desta parceria, a Fundação Khalifa Bin Zayed Al Nahyan irá tirar partido da experiência e da capacidade de execução da Fundação Tony Elumelu para catalisar o empreendedorismo através do Programa de Empreendedorismo Tony Elumelu.
“Empoderar empreendedores não é apenas uma obrigação moral, mas um investimento estratégico no futuro da África. Ao oferecer acesso a capital, mentoria e recursos, estamos a desbloquear o potencial do talento africano, eliminando a pobreza, promovendo a autossuficiência e impulsionando o crescimento inclusivo e a prosperidade no continente. Esta parceria não só reflecte nossa visão comum de formar a próxima geração de líderes empresariais da África, mas, também, criará um efeito multiplicador de transformação econômica”, afirmou Tony Elumelu, citado pela nota.
Por sua vez, o Diretor-Geral da Fundação Khalifa Bin Zayed Al Nahyan destacou que a missão da instituição que dirige é “fomentar parcerias de impacto que impulsionem o progresso humanitário e o desenvolvimento sustentável. Apoiar jovens empreendedores africanos está alinhado com nosso objectivo de fortalecer economias e construir negócios sustentáveis que beneficiem as comunidades”.
Desde o lançamento do Programa de Empreendedorismo TEF em 2015, a organização já capacitou 2,5 milhões de jovens africanos por meio da plataforma digital TEF Connect e destinou mais de 100 milhões de USD em financiamento direto a mais de 21 mil empreendedores, que juntos criaram mais de 1,5 milhão de empregos diretos e indiretos. Com suas iniciativas, a Fundação retirou dois milhões de africanos da pobreza. Além dos programas próprios, a TEF trabalha com parceiros internacionais como a União Europeia, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Comité Internacional da Cruz Vermelha e a Fundação Ikea. (Carta)