Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

16 de December, 2024

Ciclone CHIDO: Pemba sem energia elétrica e restrições nas comunicações

Escrito por

 

Ramos de árvores e fios espalhados pelo chão, interrupção no fornecimento de energia eléctrica e funcionamento intermitente da rede da Vodacom são alguns dos danos causados pelo ciclone tropical Chido, que passou para a categoria de tempestade tropical severa.

 

Aliás, a Electricidade de Moçambique (EDM) informou em comunicado de imprensa que cerca de 200 mil clientes, na sua maioria dos distritos de Cabo Delgado, estão sem energia eléctrica, enquanto em Nampula dois distritos também estão às escuras em consequência da tempestade.

 

Falando à imprensa, neste domingo, na cidade de Nampula, a presidente do Instituto Nacional de Gestão do Risco de Desastres (INGD), Luísa Meque, afirmou que o ciclone, que entrou em Moçambique com categoria 4, em vez de 5 que era esperada, teve um impacto severo, sobretudo em Cabo Delgado.

 

Nesta província, há relatos dando conta de danos severos na localidade de Silva Macua, no distrito de Ancuabe e na sede do distrito de Chiúre. Em Mecufi, a porta de entrada da tempestade, também houve destruição, mas ainda não há detalhes, uma vez que as comunicações estão cortadas.

 

Na província de Nampula, a tempestade afectou os distritos de Memba, Nacala e Mossuril, sendo que este último foi fortemente atingido, em particular os pescadores. Luísa Meque informou que as equipas ainda não conseguiram chegar aos locais afectados, devido às chuvas intensas que ainda estão a cair como consequência do fenómeno.

 

Segundo a fonte, a tempestade está a caminho da província do Niassa, podendo afectar também o sul do Malawi, que já lançou estado de emergência. A presidente do INGD não falou sobre vítimas mortais, no entanto, “Carta” soube que alguns feridos deram entrada no hospital Provincial de Pemba. (Carta)

Sir Motors

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *