A economia moçambicana beneficiou de uma nova expansão no início do segundo trimestre, de acordo com o mais recente inquérito mensal elaborado pelo Standard Bank Moçambique. O estudo explica que o crescimento foi sustentado por uma intensificação das vendas, o que ajudou a aumentar a produção e a fomentar uma nova subida no emprego.
Designado Purchasing Managers Index (PMI), o inquérito concluiu ainda que, durante o mês de Abril, a procura de meios de produção também resultou nos aumentos mais rápidos das aquisições e dos inventários. As cadeias de abastecimento registaram uma nova recuperação, enquanto a inflação dos custos permaneceu relativamente moderada.
“Como consequência, as empresas sentiram-se mais confiantes de que o crescimento da actividade continuará, com tendência a subir para o seu nível mais elevado desde Maio de 2024”, lê-se no relatório do inquérito. Como resultado do desempenho, o PMI do Standard Bank Moçambique aumentou de 50,2 em Março para 50,5 (corrigido de sazonalidade) em Abril.
No relatório do PMI, o economista-chefe do Standard Bank Moçambique, Fáusio Mussá comentou que, pela primeira vez desde Junho de 2024, todos os sub-índices do PMI atingiram um valor igual ou superior a 50, denotando expansões mensais consecutivas na actividade económica em Abril e implicando que o sector privado ainda se encontra em recuperação do impacto negativo dos protestos que se seguiram às eleições de Outubro de 2024.
Mussá entende que, apesar do aumento dos riscos associados às perspectivas, reflectindo tarifas dos Estados Unidos da América superiores ao esperado, o que aumenta a volatilidade e a incerteza, e as recorrentes pressões fiscais a nível interno e pressões associadas à liquidez do mercado cambial, o Standard Bank Moçambique mantém previsão de que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) se tornará positivo a partir do segundo trimestre de 2025.
“O PMI de Março mostra que o sentimento empresarial ainda está a melhorar. Em Abril, o sub-índice do PMI de expectativas empresariais para o futuro subiu para o valor mais alto dos últimos 11 meses. É de salientar que, provavelmente, os inquiridos estão a ter em consideração o progresso relativo aos projectos de gás natural liquefeito (GNL), o que deverá impulsionar a produção”, assinalou o economista.
Em Abril, o governo aprovou o plano de desenvolvimento para o projecto da plataforma flutuante de GNL Coral Norte, que deverá registar uma Decisão Final de Investimento (DFI) superior a 7 mil milhões de USD americanos no segundo semestre de 2025, com a produção a ter início em 2028.
“Contudo, a melhoria do sentimento contrasta com a maior incerteza global e os desenvolvimentos internos negativos, manifestados no facto de o programa de 3 anos do FMI ter sido suspenso em Abril e de os EUA terem reduzido a assistência ao desenvolvimento. Isto implica novas pressões fiscais e de liquidez no mercado cambial”, concluiu Mussá.
O PMI do Standard Bank Moçambique é compilado mensalmente a partir das respostas aos questionários enviados aos directores de compras de um painel de cerca de 400 empresas do sector privado. O painel é estratificado por sector específico e dimensão das empresas em termos de número de colaboradores, com base nas contribuições para o PIB. Os sectores abrangidos pelo inquérito incluem a agricultura, a mineração, o manufatureiro, a construção, o comércio por grosso, o comércio a retalho e os serviços. Os dados foram recolhidos pela primeira vez em Março de 2015.