Os terroristas atacaram, no último sábado (05), a aldeia Namoro, no posto administrativo de Nairoto, distrito de Montepuez, no sul da província de Cabo Delgado, depois de uma incursão em Ancuabe, que resultou na fuga das populações. Moradores relatam que os atacantes, portando armas de fogo, chegaram a Namoro em grande número, causando pânico entre a população.
“Estávamos nas nossas casas como sempre, mas de repente ouvimos tiros. Todos corremos para nos esconder”, disse um residente. Outra fonte disse que o tiroteio deixou as pessoas em desespero e começaram a fugir. Os malfeitores apoderaram-se de alguns bens da população, com destaque para produtos alimentares, mas não foi destacado qualquer contingente militar, segundo informaram os moradores.
Esta é a segunda vez em menos de três meses que os terroristas escalam Namoro, obrigando à fuga da população. Refira-se que, no distrito de Ancuabe, a população que ainda não abandonou as suas aldeias continua em alerta máximo, depois de relatos sobre a circulação ou ataques dos terroristas em algumas áreas distantes da sede do distrito e das posições das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique e do Ruanda.