Depois dos deputados, no dia 13, e do Presidente da República, no dia 15, agora é a vez dos Governadores Provinciais e dos membros das Assembleias Provinciais eleitos nas eleições de 09 de Outubro, tomarem posse em todo território nacional, com excepção da Cidade de Maputo, que goza de um estatuto especial.
Hoje, os 10 governadores provinciais proclamados pelo Conselho Constitucional tomam posse, em uma cerimónia a ser antecedida pela investidura dos membros das Assembleias Provinciais. Esta vai a ser a segunda cerimónia de investidura de um Governador Provincial, desde a introdução desta eleição, em 2019, através do sistema de cabeça-de-lista.
De acordo com os resultados validados e divulgados pelo Conselho Constitucional, o partido Frelimo, no poder desde 1975 (ano da independência do país), venceu a eleição de 09 de Outubro em todas 10 províncias, pelo que os seus cabeças-de-lista deverão assumir o cargo de Governador de Província, em todo território nacional.
A província de Maputo será liderada por Manuel Tule, que se estreou no cargo em Fevereiro de 2024, em substituição de Júlio Parruque (Governador eleito em 2019), eleito Presidente do Município da Matola, nas eleições autárquicas de 2023. A província de Gaza será dirigida por Margarida Mapanzene Chongo, que vinha liderando o “bastião” da Frelimo desde 2020.
Já a província de Inhambane será governada por Francisco Manuel Pagula, ex-administrador de Vilankulo. Pagula vai substituir Eduardo Mussanhane, que vinha ocupando o cargo desde Junho de 2024, após suceder Daniel Chapo, então candidato presidencial da Frelimo.
Por sua vez, a província de Sofala continuará sob a liderança de Lourenço Bulha, que ocupa o cargo desde 2020. Tal como Sofala, as províncias de Manica, Tete e Zambézia continuarão sob liderança das mesmas figuras, nomeadamente, Francisca Tomás (Manica), Domingos Viola (Tete) e Pio Matos (Zambézia). Também renovaram os seus mandatos Valige Tauabo, em Cabo Delgado, e Elina Massengele, em Niassa.
A província de Nampula é das poucas que irá estrear um novo Governador. Eduardo Abdula será o novo timoneiro na província mais populosa do país, após a Frelimo rejeitar Manuel Rodrigues. Recorde-se que Manuel Rodrigues Alberto, actual Governador de Nampula, foi encostado pela direcção da Frelimo após ter-se recusado, em 2023, a concorrer ao cargo de Edil de Nampula. (Carta)