Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

Banner
28 de Janeiro, 2025

MISA-Moçambique aborda hoje Direitos Humanos no Parlamento Europeu

 

O MISA-Moçambique participa hoje numa sessão do Parlamento Europeu que deverá abordar a situação dos direitos humanos no país no contexto Pós-Eleitoral. No evento, organizado pela Subcomissão de Direitos Humanos do Parlamento Europeu, o Misa-Moçambique, através do seu Director Executivo, Ernesto Nhanale, vai detalhar as violações contra jornalistas e defensores de direitos humanos, censura nos meios de comunicação, bloqueios de internet e desinformação.

 

Sublinhar que, no passado dia 9 de Outubro de 2024, Moçambique realizou as Sétimas Eleições Gerais, para eleger o Presidente da República, 250 membros da Assembleia da República e os membros das dez Assembleias Provinciais. Entretanto, a falta de transparência gerou uma grande onda de contestação dos resultados, por meio de marchas pacíficas convocadas pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane, apoiado pelo partido PODEMOS.

 

As manifestações pós-eleitorais, divididas em quatro fases, resultaram em 315 vítimas mortais, segundo apurou a Plataforma Decide. Deste número, 91% foram causadas por disparos de balas reais e cerca de 9% por razões diversas, como atropelamentos, agressões físicas e inalação de gás lacrimogéneo.

 

Dados preliminares indicam que cerca de 6% das vítimas eram menores de idade, 3,1% mulheres e 4,7% agentes das Forças de Defesa e Segurança. Lembre-se que o candidato presidencial Venâncio Mondlane também participou, de forma remota, de um encontro informal no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, no dia 18 de Dezembro de 2024, por se ter tornado uma figura central na contestação das alegações de fraude eleitoral e pela sua forte defesa da democracia, da responsabilização e do desenvolvimento sustentável. (Carta)

Sir Motors

Ler 4552 vezes