Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

3 de January, 2022

Primeiro dia de 2022 marcado por agressões físicas e sexual em Maputo

Escrito por

O Serviço de Urgências do Hospital Central de Maputo (HCM) diz ter recebido 32 pacientes vítimas de agressão física e uma vítima de agressão e violação sexual na via pública, logo no primeiro dia do ano de 2022.

 

As informações foram avançadas este domingo pela médica dos serviços de urgência, Maria Augusto, avançando que a maior unidade sanitária do país recebeu, no total, 222 pacientes, um aumento de 22 casos comparativamente ao igual período de 2021. Deste total, 132 deram entrada por doenças gerais e 90 casos por trauma.

 

Para além de casos de agressões físicas e sexual, o HCM recebeu 17 pacientes por queda e um por queimadura por líquido quente. Contudo, Maria Augusto garante que a noite de transição de ano foi calma, apesar dos casos registados.

 

O HCM refere ainda ter submetido 68 pacientes aos testes do novo coronavírus, dos quais 32 tiveram resultado positivo, sendo que sete estão internados. Diz ainda terem sido registados dois óbitos por Covid-19 naquela unidade sanitária, pelo que 30 pacientes estão internados.

 

Aliás, em relação à Covid-19, a fonte disse ter aumentado o número de profissionais da saúde afectos àquela unidade sanitária infectados pelo novo coronavírus. Entretanto, não avançou números e muito menos deu detalhes em relação ao seu estado clínico.

 

Maria Augusto afirmou ainda que o banco de sangue do HCM conta com 629 unidades, quantidade que considera suficiente para dar vazão às necessidades do hospital. (Marta Afonso)

Sir Motors

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *