Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

29 de April, 2025

Protestos contra Ossufo Momade chegam a Cabo Delgado

Escrito por

Um número considerável de membros e simpatizantes da Renamo, na cidade de Pemba, em Cabo Delgado, contesta a liderança do actual presidente do partido, Ossufo Momade. No passado fim-de-semana, chegaram a encerrar a delegação provincial, alegando que pretendem o afastamento do Presidente e a convocação de novas eleições para a escolha de um novo líder e dos órgãos do partido.

A insatisfação dos membros e simpatizantes do partido, que até na legislatura passada era a principal força da oposição, levou o grupo a manifestar-se na sede provincial, onde queimou e rasgou material de propaganda com a imagem de Ossufo Momade.

“Queremos outra pessoa para fortalecer a imagem da Renamo. Não queremos mais Ossufo Momade”, declarou um antigo guerrilheiro e membro da “perdiz”, demonstrando descontentamento pela falta de pagamento após a desmobilização.

“Dezasseis anos de guerra… Ossufo Momade virou general graças a nós. Hoje abandonou-nos. Ele foi comprado pela Frelimo”, acusou outro ex-guerrilheiro do partido fundado por Afonso Dhlakama, já falecido.

Entretanto, ao contrário do que ocorre na cidade de Pemba, “Carta” apurou que, nos distritos, muitos dos delegados continuam fiéis ao presidente da Renamo. Os dirigentes do partido em Cabo Delgado ainda não se pronunciaram sobre a frustração manifestada por membros e simpatizantes, sobretudo após as eleições gerais, nas quais a RENAMO perdeu o estatuto de maior partido da oposição em Moçambique.

Na sua última aparição pública, Ossufo Momade afirmou estar firme na liderança e considerou que a rebelião interna contra si parte de um pequeno grupo de membros, não reflectindo o desejo da maioria.

 

Sir Motors

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *