Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

6 de Junho, 2022

TotalEnergies e Gapi relançam pequenas empresas em Cabo Delgado

Escrito por

Numa parceria entre a TotalEneries e a Gapi, deu-se início, semana finda, à fase de financiamento do projecto de intervenção de emergência para relançamento das pequenas e médias empresas da província de Cabo Delgado. Os primeiros dois financiamentos, avaliados em cerca de 1,2 milhões de Meticais, foram concedidos a empresas de prestação de serviços de canalização e de transporte e comércio no distrito de Palma.

 

A concessão destes financiamentos ocorreu numa breve cerimónia realizada na passada sexta-feira, no Posto de Olumbe, na península de Afungi, que contou com a presença de seis líderes locais. Estão ainda em preparação pela Gapi os processos de financiamento a mais outras oito pequenas empresas da mesma zona.

 

“Estes financiamentos foram precedidos por um trabalho de assistência a um grupo de potenciais beneficiários, entre os quais se identificaram e se selecionaram os primeiros dez. A assistência inclui procedimentos de formalização de entidades comerciais e de formação em aspectos básicos de gestão de pequenos negócios” – revelou Jorge Cuambe, o técnico da Gapi que está a coordenar a implementação do projecto.

 

A Gapi deslocou para Palma técnicos com multivalência em financiamento e gestão de negócios, que estão a formar formadores locais, habilitados a comunicarem com os beneficiários nas línguas nacionais dominantes na região.

 

A TotalEnergies tem um entendimento com a Gapi que está a ser implementado desde Abril último, e que prevê o aprimoramento da capacidade de gestão e financeira de micros e pequenas empresas; o apoio ao estabelecimento de associações e cooperativas; a promoção de iniciativas geradoras de emprego, especialmente para jovens e mulheres; bem como o estabelecimento e operacionalização de um fundo para créditos e subvenções financeiras às micro e pequenas empresas elegíveis.

 

Na cerimónia, o representante local da TotalEnergies, David Matambo, expressou o empenho da sua instituição em apoiar a revitalização das micro e pequenas empresas de Cabo Delgado por forma a recuperarem-se os rendimentos e a melhorar-se o bem-estar das famílias locais afectadas pela situação de emergência que ali se vive. Enalteceu a parceria com a Gapi devido “à larga experiência desta instituição nas matérias de apoio às empresas em situações difíceis”.

 

Os vários líderes locais parabeneziram a “parceria Total-Gapi” e apelaram aos beneficiários deste projecto para “cumprirem com os contratos para que outras empresas também possam beneficiar” – disse Marta Cornélio. “Encorajamos ainda maior envolvimento da comunidade e que haja mais empresas a beneficiarem, para termos jovens com trabalho” – acrescentou Abdala Ali Cambala.

 

A Gapi, que em Março último assinalou 32 anos de actividade, é uma instituição financeira de desenvolvimento com implantação nacional. “Na região Norte de Moçambique, estamos a expandir a rede de projectos e de parcerias particularmente focados na promoção de oportunidades de criação de pequenos negócios geradores de empregos para jovens, como o Incubox em Niassa apoiado pela União Europeia. Também estamos a prestar assistência ao sector de Microfinanças para diversificar e alargar a abrangência da nossa intervenção” – disse Rui Amaral, membro da Comissão Executiva da Gapi.

 

“Na última década, como instituição financeira de desenvolvimento, melhorámos as competências especializadas para atender situações em que a banca comercial pouco ou nada pode fazer. Em 2019, poucas semanas depois dos ciclones Idai e Kenneth, a Gapi foi pioneira na estruturação de um fundo – o FEREN – para assistência às empresas afectadas, através do qual, em menos de 6 semanas após aqueles desastres naturais, beneficiámos mais de 50 empresas. Mas, não é só beneficiá-las. É, sobretudo, saber selecioná-las e fazê-las cumprir com os objectivos financeiros e de impacto nas economias locais” – disse Amiro Abdula, outro director da Gapi, comentando os objectivos e prioridades da instituição na região Norte. (Carta)

Sir Motors

Ler 446 vezes