Mais de 600 mil pessoas poderão ser atingidas pelo ciclone Intenso Freddy, em particular a zona centro. Face a esta situação, o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) activou, na província da Zambézia, 260 Comités Locais de Gestão e Redução do Risco de Desastres.
A informação foi partilhada pelo chefe do Departamento de Recursos Hídricos no Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Agostinho Vilanculos, na Zambézia, que se encontrava num encontro com o Centro Operativo de Emergência (CENOE).
“O sistema está a leste de Madagáscar, com movimentos muito rápidos. É por este motivo que quando chegar em Madagáscar vai entrar como ciclone tropical muito intenso, acompanhado de ventos com rajadas de cerca de 280 ou 290 quilómetros por hora, ele vai entrar em Madagáscar e muito rapidamente, em menos de 24 horas, volta a sair e entra no Canal de Moçambique”, referiu.
Neste âmbito, foram preparadas 415 salas de aulas e 221 igrejas, havendo necessidade, que sirvam de Centros de Acomodação. A isso adicionam-se 69 bairros de reassentamento. A Delegação Provincial está pré-posicionada também com bens alimentares e um total de 11 embarcações. O INGD apela às famílias para que se retirem das zonas de risco. (Marta Afonso)