Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

15 de May, 2025

Cabo Delgado: Jovens denunciam cobranças ilícitas para ingresso no SMO

Escrito por

Jovens recenseados para o Serviço Militar Obrigatório (SMO) na província de Cabo Delgado alegam que funcionários ou intermediários estão a cobrar valores monetários, entre três mil e vinte e cinco mil meticais, para facilitar a sua selecção e posterior ingresso para os treinos militares na província de Maputo.

Trata-se de uma situação que ocorre num contexto em que muitos jovens que concluíram o nível médio do Sistema Nacional de Educação optam pelo ingresso na vida militar como alternativa ao desemprego.

O caso foi despoletado esta quarta-feira (14), na cidade de Pemba, quando 118 jovens tentaram dirigir-se à residência do Governador da província para denunciar o esquema.

Contudo, a intenção dos jovens, que afirmam ter pago os valores acima referidos para garantir uma vaga no SMO, não se concretizou, pois, o grupo foi impedido de prosseguir pelas Forças de Defesa e Segurança.

Entretanto, Daniel Tangasse, chefe das Relações Públicas no Centro Provincial de Recrutamento e Mobilização, confirmou à imprensa a existência de um esquema de extorsão envolvendo pagamentos em troca de selecção para o Serviço Militar Obrigatório. No entanto, negou que os envolvidos estejam ligados àquela instituição.

Tangasse sublinhou que o ingresso no Serviço Militar Obrigatório é gratuito, por se tratar de um dever patriótico. Acrescentou que o suposto indivíduo identificado como autor das cobranças ilícitas é um ex-militar, mas que nunca trabalhou para o Centro Provincial de Recrutamento e Mobilização de Cabo Delgado.

Refira-se que a denúncia surge numa altura em que já foram lançadas as actividades de inspecção pré-embarque, sendo que os seleccionados já seguiram viagem para os centros de instrução militar básica. (Carta)

 

Sir Motors

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *