Os terroristas voltaram, esta semana [depois de uma relativa pausa], a escalar o distrito de Nangade, mais a norte de Cabo Delgado, atacando a aldeia Mueia, cerca de 20 quilómetros da vila-sede.
Fontes disseram à “Carta” que mais de dez homens armados entraram na aldeia, na madrugada da última segunda-feira (14), disparando sem alvo aparentemente definido, mas o suficiente para criar pânico no seio dos residentes que se puseram em fuga. “Chegaram à vila algumas pessoas vindas das aldeias, porque desde o dia 13 há relatos da circulação de malfeitores”, disse uma fonte.
Durante a incursão, os terroristas apoderam-se de alguns bens da população e queimaram produtos alimentares e parte das casas dos residentes de Mueia. Devido ao medo, maior parte da população de Mueia foi obrigada a refugiar-se em Nangade-sede, onde foi acolhida em casa de familiares.
Uma fonte do governo de Nangade admitiu a existência de focos de insegurança em algumas aldeias daquele distrito, mas garantiu que a situação não é alarmante.