Um grupo de terroristas, cujo número não foi especificado, decapitou, na última quinta-feira, um camponês quando se dirigia à sua machamba, nas proximidades da aldeia Chinda, no distrito de Mocímboa da Praia, em Cabo Delgado.
“Entre Oasse e Chinda, temos informações de que mataram uma pessoa na machamba. Infelizmente, é difícil entender esses terroristas, por um lado, fazem bem, mas, por outro, matam”, disse uma fonte, sem fornecer muitos detalhes.
No entanto, um residente de Oasse, sem confirmar a morte do camponês, disse que três supostos terroristas em missão de reconhecimento na aldeia foram neutralizados pela população. Depois de a comunidade ter alertado as Forças de Defesa e Segurança, os três supostos terroristas tentaram fugir, mas apenas um conseguiu escapar para o mato.
De acordo com a fonte, um foi atingido mortalmente e o outro capturado e conduzido ao posto policial local. “O que chamou a atenção foi o movimento deles e a população começou a suspeitar. Foi daí que os moradores denunciaram às forças de segurança”, explicou a nossa fonte.
Apesar de alguma insegurança, os moradores de Oasse estão empenhados na produção agrícola. Os jovens, particularmente, dedicam-se a pequenos negócios, cujos clientes são passageiros que seguem para os distritos de Mueda, Nangade, Mocímboa da Praia e Palma.