Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

18 de February, 2022

Vem aí oportunidade de retoma do sector de turismo – diz CTA

Escrito por

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) considera o alívio das medidas restritivas, no âmbito da Covid-19, o momento certo para a retoma do sector do turismo severamente afectado pela pandemia. A afirmação é feita em nota enviada à “Carta” pelo Presidente do Pelouro de Turismo, Hotelaria e Restauração da CTA, Muhammad Abdullah, na sequência do relaxamento das medidas de prevenção da propagação da Covid-19, anunciadas quarta-feira (16) pelo Presidente da República na sua Comunicação à Nação sobre o Estado de Calamidade Pública.

 

O Presidente da República anunciou, entre outras medidas, a suspensão do recolher obrigatório e estendeu o horário de funcionamento dos restaurantes para 23:00h e de praias para 18h, o que demonstra que o Governo está a acolher as sugestões do sector privado, em particular do sector de Turismo que sempre advogou pela reabertura de praias e alargamento do horário de funcionamento de restaurantes.

 

Para o Presidente do Pelouro de Turismo, Hotelaria e Restauração da CTA, a maior mobilidade gera oportunidades de turismo, pelo que, neste momento, temos de focar todos os nossos esforços na criação e implementação de mecanismos de apoio à retoma das empresas do nosso sector.

 

“A decisão de relaxamento vem sem dúvida no momento certo. Para o sector do Turismo, constitui uma lufada de ar fresco e uma oportunidade real para a retoma do sector. O fim do recolher obrigatório, o alargamento de horários e a permissão do aumento do número de pessoas em eventos são factores que automaticamente aumentam a confiança e optimismo no sector porque trazem maior mobilidade”, frisa Abdullah, citado pela fonte.

 

De acordo com a nota, o Pelouro de Turismo, Hotelaria e Restauração na CTA quer usar desta oportunidade para alavancar o aumento da robustez e crescimento do sector, materializando fundamentalmente os três pontos chaves, definidos no último retiro de reflexão do sector, realizado no último fim-de-semana, a saber: implementação de vistos online; promoção digital do destino Moçambique, tanto no mercado nacional como internacional; e criação do bureau de convenções.

 

Por fim, Abdullah sublinha ser essencial, enquanto sector, aproveitar todas as oportunidades que houver. O relaxamento de medidas “é seguramente uma delas e, por isso, vamos, todos juntos, trabalhar para alcançar resultados importantes, não só para o nosso sector, mas para a economia do país no geral”, conclui, citado pela nota, o Presidente do Pelouro de Turismo, Hotelaria e Restauração na CTA. (Carta)

Sir Motors

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *