O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) denuncia duas supostas instituições de ensino superior, sendo uma na cidade da Matola, na província de Maputo, designada de “Universidade Nova da Matola” e outra em Angoche, na província de Nampula, designada de “International Open University (IOU)”, que não estão legalmente registadas e nem sequer autorizadas a funcionar em Moçambique.
Através de uma nota, o MCTES refere que tem estado a acompanhar pelas redes sociais a circulação de informações sobre abertura de candidaturas e inscrições para a frequência de cursos nas duas instituições de ensino superior que não estão legalmente registadas, daí que o exercício em curso se configura de burla aos cidadãos que se dirigirem às mesmas, com repercussões de fórum criminal.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior anuncia que já foram comunicadas as autoridades competentes para identificar e acionar mecanismos de responsabilização aos seus autores e apela à sociedade a não aderir a estes chamamentos publicitários e a denunciar caso haja outros casos da mesma natureza.
Para informações sobre instituições do ensino superior registadas e autorizadas a funcionar na República de Moçambique, o MCTES está disponível através dos seus serviços provinciais de assuntos sociais ou pelo site www.mctes.gov.mz. (Carta)