Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

24 de Abril, 2025

HCB distribui 7.4 mil milhões de Meticais de dividendos aos cerca de 17 mil accionistas

Escrito por

Os accionistas da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) S.A, uma das maiores produtoras independentes de energia da região austral de África, aprovaram por unanimidade, em sede da Assembleia Geral Ordinária realizada a 21 de Abril, o relatório de gestão e contas da empresa referente ao exercício económico de 2024, cujo resultado líquido foi de 14.1 mil milhões de Meticais. Desse valor, a empresa pretende subtrair 7.4 mil milhões de Meticais para distribuir aos accionistas em forma de dividendos.

 

Um comunicado da HCB explica que o lucro registado no ano passado representa um crescimento de 8,48% comparativamente ao ano de 2023, sendo o maior da história do empreendimento, com cinco décadas de existência. A fonte explica que o resultado líquido é o corolário combinado da produção total gerada em 2024, que foi de 15.753,52 GWh, e do ajustamento da tarifa de venda de energia ao estrangeiro.

 

O Presidente do Conselho de Administração (PCA) da HCB, Tomás Matola, explica que, apesar das restrições hidrológicas, a empresa, através de uma gestão criteriosa e cuidadosa, logrou atingir, em 2024, resultados financeiros dignos de realce, sendo os maiores em toda a sua história. Com esse lucro de 7.4 mil milhões de Meticais, Matola assinalou que a Assembleia Geral Ordinária da HCB aprovou que 52,55% do valor fosse distribuído aos accionistas, um dos quais é o Estado.

 

“Particularmente, ao Estado Moçambicano serão canalizados pouco mais de 6.5 mil milhões de Meticais, que, associados aos impostos e taxas, reforçarão o Orçamento do Estado, necessário para a implementação dos programas sociais do país”, precisou o PCA da HCB, citado pelo comunicado. Além do Estado, a HCB conta com cerca de 17 mil accionistas que deverão disputar os remanescentes 900 milhões de Meticais.

 

O documento refere que os accionistas da HCB analisaram positivamente, na mesma Assembleia Geral Ordinária, outros assuntos de interesse para a empresa, que completa, em Junho deste ano, 50 anos de existência. Na ocasião, os accionistas felicitaram os trabalhadores da HCB e o Conselho de Administração pelo profissionalismo e gestão responsável que leva aos resultados positivos sem deixar de instar o reforço das normas de governação corporativa.

 

A HCB destaca-se como uma das maiores empresas moçambicanas em termos de volume de negócio e dimensão dos activos, para além de uma das maiores produtoras independentes de energia na região da África Austral. No momento, a empresa fornece energia para o mercado interno, para a África do Sul, para o Zimbabwe e para a SAPP. Na indústria hidroeléctrica nacional, é a única cotada na Bolsa de Valores de Moçambique.

Sir Motors

Ler 21 vezes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *