Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

3 de Abril, 2025

Britânica Altona descobre metal raro em Moatize

Escrito por

A companhia mineira britânica Altona Rare Earths PLC descobriu gálio, um metal raro, no Monte Muambe, no distrito de Moatize, província de Tete, anunciou a empresa na sua página da Internet.

“A extensão completa de mineração de gálio, que se trata de terras raras, no local, é ainda desconhecida e será ainda avaliada nos próximos trabalhos de campo”, adianta em comunicado.

A Altona avança que o minério descoberto tem uma concentração de 232 gramas de gálio por tonelada no referido monte, com 780 metros de altura, de um vulcão inactivo.

A empresa salienta que aguarda resultados de amostras retiradas do local da descoberta enviadas para análise no Zimbabwe, um processo que enfrentou “dificuldades logísticas provocadas pela instabilidade pós-eleitoral em Moçambique, que agora amainou”.

“Os resultados destes testes são esperados durante o mês de Abril”, refere-se no comunicado.

O CEO da Altona, Cedric Simonet, citado na nota, afirmou que a descoberta de gálio em Moatize “é um desenvolvimento positivo, que abre perspectivas para descobertas adicionais no Monte Muambe”.

“Enquanto continuam os trabalhos para a possibilidade de produção de fluorita, a curto prazo, vamos avaliar cuidadosamente a possibilidade de recuperação de gálio, como um produto secundário de terras raras e da potencial extensão de mineração à superfície de gálio”, diz o comunicado.

De acordo com a Altona, o monte Muambe tem um diâmetro externo de seis quilómetros e uma cratera de cerca de 200 metros de profundidade, composta por carbonatites, ricas em fluorite azul e amarelo, que contém gálio.

Gálio é um metal raro e estratégico, muito procurado e usado no domínio electrónico e no fabrico de radares, díodo semi-condutores.

Sir Motors