A empresa Electricidade de Moçambique (EDM) registou prejuízos de cerca de 50 milhões de meticais devido ao mau tempo que tem afectado o país, anunciou esta quarta-feira (01), a companhia.
Cerca de 30 mil clientes chegaram a ficar sem electricidade, na sequência das cheias que afectaram o sul e centro de Moçambique desde o início de Fevereiro.
Só no distrito de Boane e na cidade de Maputo, zonas mais afectadas no sul de Moçambique, há cerca de 4.200 famílias que ainda estão sem electricidade devido a avarias na rede e cortes.
As inundações e a tempestade tropical severa Fredy derrubaram 80 postes de média tensão, ao longo de oito quilómetros de linha de transmissão de electricidade.
Devido a passagem da tempestade tropical Fredy, na última sexta-feira, cerca de 130 mil clientes das províncias de Maputo, Manica e Sofala ficaram nesta quarta-feira (01) sem corrente eléctrica.
De acordo com o comunicado da Electricidade de Moçambique (EDM), as subestações da Costa do Sol, Zimpeto e de Marracuene, na cidade e província de Maputo ficaram fora de serviço, afectando os clientes dos Bairros do Zimpeto, Magoanine A, B e C e todos os bairros do Distrito de Marracuene.
Entretanto, até o final do dia, o fornecimento de energia eléctrica já tinha sido restabelecido a estes bairros.
No entanto, 30 mil clientes da Vila de Mafambisse e do Distrito de Gorongosa, na província de Sofala, bem como os clientes da Vila de Inchope, na província de Manica, continuavam sem energia.
Neste momento, várias equipas técnicas da EDM encontram-se, no terreno, com o objectivo de restabelecer o fornecimento normal de energia eléctrica às zonas afectadas, o mais breve possível.
Porém, a EDM refere que as inundações causadas pelo Ciclone Tropical Freddy causaram maiores obstáculos e inacessibilidade de alguns locais, o que concorre para a demora na reposição da corrente eléctrica.
Salienta que por razões de segurança, nalgumas zonas, o corte preventivo do fornecimento de energia deve-se ao alagamento de Postes de Transformação (PT) e outros equipamentos eléctricos que, estando ligados, podem perigar a vida humana.
Por esta razão, a EDM apela à observância das medidas de prevenção, sobretudo nas proximidades de equipamentos que transportam corrente eléctrica.
Em Moçambique, a ocorrência de inundações é recorrente nesta altura do ano, mas, ainda assim, a pluviosidade esteve acima do esperado durante o mês de Fevereiro.(Carta)