Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

23 de Dezembro, 2024

Magala diz que corredores logísticos devem ser mais eficientes e atractivos

Escrito por

O Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, desafiou os profissionais do sector que dirige a tornar os Corredores de Desenvolvimento cada vez mais eficientes e atractivos. O desafio foi lançado durante o último Conselho Coordenador do Ministério, neste ciclo governativo, ocorrido no último fim-de-semana na capital do país, sob o lema: “Por uma Mobilidade Verde e Inclusão Digital”.

 

Intervindo no evento, o governante começou por assinalar que os corredores, principalmente de Maputo, Beira e Nacala, têm vindo a receber, nos últimos cinco anos, investimentos avultados para ampliação e modernização das infra-estruturas de transporte, bem como reformas na simplificação de procedimentos administrativos, com particular enfoque para a redução dos tempos de desembaraço das mercadorias nas nossas fronteiras.

 

Como resultados dos investimentos, Magala assinalou que o sector potenciou o transporte ferroviário de passageiros, alocando mais carruagens e automotoras, facto que permitiu o aumento de frequências e abertura de novas rotas, bem como a retoma de comboio de passageiros, nas rotas Nacala – Nampula e Beira – Machipanda.

 

Com o investimento, o governante apontou também a duplicação da linha férrea de Ressano Garcia, no Corredor de Maputo, ampliação e requalificação da linha férrea de Machipanda, no Corredor da Beira; a ampliação e modernização do Porto de Nacala, no Corredor do Norte, bem como a implementação de iniciativas como “comboios sem fronteira” instituídos com a África do Sul e o Reino de E-swatini.

 

Na componente marítima, o Ministro disse que o sector investiu na aquisição e reabilitação de embarcações, alocadas para a Ilha de Inhaca, na Cidade de Maputo, travessia Quelimane-Recamba, na Província da Zambézia, navegação do lago Niassa, entre outros locais.

 

Na área metropolitana de Maputo, reiterou que foi fechada a negociação do financiamento do Bus Rapid Transit (BRT) que permitiu o arranque das respectivas obras, um projecto estruturante que deverá trazer uma nova dinâmica na mobilidade na área metropolitana de Maputo.

 

“Apesar de avanços significativos na componente da ampliação e modernização das infra-estruturas de transporte, precisamos de uma análise profunda sobre a necessidade de tornar os nossos corredores mais eficientes e atractivos, de modo a maximizar a sua utilização e os respectivos ganhos para a economia nacional e melhoria das condições de vida das comunidades locais”, desafiou o governante.

 

Contudo, para além da melhoria das infra-estruturas e reforço de meios de transporte, Magala disse que o sector projecta para o futuro mobilidade verde e amiga do ambiente, devendo-se criar incentivos necessários para a transição energética no sector dos transportes. Quanto à inclusão digital, foi consensual durante a reunião que o sector dos Transportes e Comunicações deverá liderar o processo de transformação digital do país, implementado iniciativas de digitalização dos serviços e dos processos, priorizar o atendimento remoto, marcando o fim do uso do papel.

 

Participaram no Conselho Coordenador, dirigentes e quadros do MTC, de Institutos e empresas do Sector, representantes de ministérios, sindicatos, associações dos operadores e outros convidados de instituições públicas e privadas. (Carta)

Sir Motors

Ler 727 vezes