Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

29 de April, 2025

Eleições na CTA: Assunção Abdula distancia-se dos pronunciamentos de Félix Machado

Escrito por

A polémica em torno das eleições na Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) continua a fazer correr muita tinta. Ontem, a Associação Comercial da Beira (ACB), liderada pelo empresário Félix Machado, disse que o processo eleitoral é vergonhoso e demonstra o interesse de empresários envolvidos em fazer lobby para benefício próprio e não para a economia no geral e que, caso esta situação não seja resolvida, a ACB não vai participar do pleito.

Estas declarações não agradaram a candidata a Presidente da CTA, Maria de Assunção Abdula. Em comunicado de imprensa enviado à “Carta”, Abdula disse que se “distancia das acusações generalizadas feitas ao processo eleitoral, em curso, e não aceita que a sua conduta seja confundida com práticas que repudia. Actuamos com consciência tranquila, sustentados por princípios de lisura, ética e transparência em todas as nossas acções e propostas”.

No documento, a candidata lembrou que o seu manifesto defende a necessidade de uma profunda reestruturação da CTA, com o objectivo de restaurar a confiança, a credibilidade e a eficácia da instituição.

“Entre as propostas centrais estão: Governação ética, transparente e responsável, com mecanismos claros de prestação de contas; Inclusão efectiva de todos os membros, assegurando que empresários de todas as regiões e sectores sejam ouvidos e respeitados. Descentralização através da criação de Antenas Regionais no Centro, Norte e Sul do país, aproximando a CTA das realidades locais”, lê-se na nota.

Através do comunicado, Abdula reafirma que o futuro da CTA deve ser construído de forma séria, com a união de todos os empresários de bem, comprometidos em fortalecer o sector privado e promover o desenvolvimento económico nacional. Nesses termos, “a candidatura de Maria de Assunção Abdula mantém-se firme no propósito de liderar esta transformação com responsabilidade, espírito de serviço e respeito pelas boas práticas associativas. Qualquer ideia vinda da comunidade empresarial do país, assente nos pilares aqui descritos, encontrará o espaço devido nesta candidatura”.

Sir Motors

Ler 494 vezes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *