Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

28 de Maio, 2020

Caçador furtivo detido em Matutuíne, província de Maputo

Escrito por

Um caçador furtivo foi detido no povoado de Mugazine, distrito de Matutuíne, província de Maputo. Trata-se de S. Ubedy, de 34 anos de idade, que terá sido encontrado a caçar ilegalmente, com recurso a uma arma de fogo, do tipo caçadeira, calibre 12mm, contendo oito cartuchos.

 

A informação consta do comunicado de imprensa semanal do Comando Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), porém, não avança a data da sua detenção. De acordo com o documento, o indivíduo foi detido, indiciado pela prática do crime de caça proibida e posse ilegal de arma de fogo.

 

Refira-se que os distritos de Matutuíne, Moamba e Magude são o epicentro da caça furtiva na província de Maputo, apesar de as autoridades locais defenderem que a mesma tenha reduzido, nos últimos anos, devido à melhoria da fiscalização nos parques e reservas.

 

No documento que resume a actividade operativa da Polícia em todo o país, entre os dias 16 a 22 de Maio, a PRM afirma ter detido dois cidadãos, no bairro 25 de Junho, distrito de Moamba, província de Maputo, na posse de duas pistolas da marca Mauser e que se dedicavam à prática de roubos.

 

Já na província de Gaza, concretamente no bairro da Liberdade, distrito de Mandlakazi, foram encontradas duas armas de fogo de tipo caçadeira, com os números 00150 e 0065-72, 134 munições de diversos calibres, um colder de pistola e uma viatura de marca Nissan Hardbody. No mesmo local, garante ter recuperado três chaves de viaturas diferentes e uma carta de condução, todas furtadas a um cidadão na província de Maputo, porém, diz não ter identificado os envolvidos.

 

Na capital do país, a PRM deteve um cidadão de nome R. Chemane, de 42 anos de idade, indiciado de ter praticado o crime de posse de armas proibidas, por ter sido encontrado na posse de uma arma de fogo, de tipo pistola, da marca makarov, com o nº 314883, três munições, um par de algemas e um cassetete.

 

No seu balanço semanal, a PRM fecha dizendo que apreendeu 27 cabeças de gado bovino, 824 gramas de cocaína e 1.53 Kg de cannabis sativa, para além de ter detido 701 indivíduos. (Carta)

Sir Motors