Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

Empresas, Marcas e Pessoas

3ª edição de Pesquisa nacional envolveu mais de 200 organizações

 

Pelo terceiro ano consecutivo, a Tempus Global Group vai distinguir, no dia 16 de Maio, as empresas e organizações que mais se destacam em Moçambique pela excelência na Proposta de Valor ao Colaborador. A cerimónia de entrega de prémios vai realizar-se durante um jantar de Gala, a ter lugar no Polana Serena Hotel, em Maputo, e contará com a presença dos representantes (directores de RH e directores gerais) das empresas e organizações reconhecidas.

 

A distinção acontece no âmbito da 3ª edição do Elite Employer, um programa da Tempus Global Group que tem como base os dados mensuráveis resultantes da Pesquisa Nacional de Benefícios e Gestão de Capital Humano, o maior estudo de benefícios já feito em Moçambique. A 3ª edição da Pesquisa decorreu de Setembro a Novembro de 2023 e contou com a participação de mais de 200 organizações, entre os sectores privado, público, ONGs e Agências de Cooperação.

 

A Tempus Global Group acredita que o sucesso de qualquer organização está intrinsecamente ligado à felicidade e bem-estar dos seus funcionários, por isso criou o Elite Employer, um programa pioneiro em Moçambique. Ser Elite Employer significa ser uma empresa que coloca os colaboradores na vanguarda das suas prioridades, compreendendo que uma força de trabalho feliz, saudável e comprometida é a espinha dorsal de qualquer organização próspera.

 

O caminho para se tornar um empregador de elite implica muitos desafios em Moçambique. Requer dedicação, compromisso e um genuíno entendimento das necessidades únicas, tanto dos empregadores como dos funcionários.

 

As 37 organizações que serão premiadas este ano destacaram-se em cinco pilares-chave: Remuneração e Benefícios, Ambiente de Trabalho, Oportunidades de Carreira, Cultura da Empresa, e Equilíbrio entre Vida Profissional e Pessoal.

 

Este ano, o evento contará com convidados especiais de algumas organizações internacionais como Hanna Meirelles, instrutora internacional, Facilitadora de Desenvolvimento e fundadora da empresa LIFE LEVEL 10. Especialista em Planeamento Estratégico e Desenvolvimento de Gestão, bem como em Liderança, Cultura e Diversidade, Hanna Meirelles trabalhou, nos últimos 20 anos, em todo o mundo, formando líderes e empresários em vários sectores. Empreendedora desde muito cedo é a única brasileira a fazer parte da equipa global de treinadores da Sucess Resources.

 

A 3ª edição do Elite Employer é apoiada pela Hollard e conta com a equipa sénior de consultoria da Tempus Global Group. (Carta)

“O que fazem de diferente as mulheres que chegam ao topo na liderança de grandes empresas”, foi o tema do evento realizado, na quinta-feira, 2 de Maio, pelo Access Bank Mozambique. Entre clientes e colaboradoras do Banco, o encontro juntou mais de 50 mulheres e teve como oradoras Glayds Gande, Senior Manager de Business Consulting na Ernst & Young e Vice-Presidente da New Faces New Voices (NFNV); Clara Neves Directora executiva da Be Bold; Carmen Mogne, Directora interina do Enterprise Business Support (EBS) e Project Management Office (PMO), e Sheila Langa, Responsável pela Área Financeira, Impostos, Custos e Relatórios Regulamentares do Access Bank Mozambique.

 

Durante o evento debateram-se temas essenciais para o crescimento e sucesso das mulheres, como a inclusão financeira e a capacitação em cargos de liderança, apontando também estratégias para as mulheres se destacarem profissionalmente. As oradoras partilharam as suas próprias experiências, defenderam o importante papel que a mulher desempenha na sociedade e apontaram os muitos desafios que ainda são necessários ultrapassar para ocupar cargos de chefia. A falta de representação, os estereótipos de género e barreiras profissionais, foram também temáticas em análise.

 

Ao longo da sessão, a Directora interina do EBS e PMO, Carmen Mogne, afirmou que “a jornada das mulheres para alcançar posições de liderança pode ser desafiadora, mas é fundamental persistir e nunca desistir dos seus objetivos”. “Encorajo todas as mulheres a acreditarem no seu potencial, a levantarem as suas vozes e a se apoiarem mutuamente para inspirar as próximas gerações de mulheres”, disse aquela responsável.

 

O Administrador Delegado do Access Bank Mozambique, Marco Abalroado, defende que “iniciativas como esta são o reflexo do empenho do Banco na diversidade e na inclusão das mulheres em cargos de liderança”.  “Nós reconhecemos o valor das mulheres na liderança e estamos comprometidos em promover um ambiente inclusivo e diversificado”, sustentou o mesmo responsável.

 

O Access Bank afirma o seu compromisso em continuar a promover inúmeras acções ligadas ao empoderamento feminino. Também esta iniciativa se enquadra no âmbito do compromisso e apoio que o Access Bank tem dado a vários projetos de inclusão da mulher na sociedade e nos negócios. 

Teve lugar, na sexta-feira (26), a entrega de prémios aos primeiros vencedores da Campanha de Incentivo à Domiciliação de Salários no BCI-"Daqui ganhas mais". O evento envolveu os três contemplados do 1º sorteio bimestral, nomeadamente os clientes Ambrósio Nelson Julião Lumenta, província de Nampula, que conquistou o 1º lugar, arrecadando cem mil; Nazário Adolfo, cidade de Pemba, que ficou em 2º lugar, com cinquenta mil; e Mário Cumbe, cidade de Maputo, a quem coube o 3º lugar, o correspondente a vinte e cinco mil meticais.

 

Nas cerimónias de entrega de prémios, os clientes mostraram-se entusiasmados e manifestaram agrado por terem sido contemplados. Encorajaram o BCI a continuar a proporcionar o melhor para os seus clientes, e a prosseguir com iniciativas desta natureza, que constituem mais um incentivo.

 

Habilitam-se a conquistar mais três prémios bimestrais, os clientes que passarem a domiciliar o salário no BCI até Junho, período em que decorrerá o próximo sorteio.

 

Para além destas distinções, no próximo mês de Agosto, todos os clientes particulares do Banco que tenham o salário domiciliado no BCI, poderão habilitar-se a ganhar o Grande Prémio, constituído por uma viatura 0km da marca Renault Duster, para o 1º prémio, e mais 2 viaturas 0km da marca Mahindra KUV para o 2º e 3º prémios.

Num movimento significativo para aumentar a inclusão digital, a Vodacom Moçambique, em colaboração com o Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) e o Fundo de Serviço de Acesso Universal (FSAU), iniciou um projecto que oferece acesso gratuito à Internet Wi-Fi com velocidade 5G em vários locais-chave em Maputo. Esta iniciativa visa capacitar os cidadãos com oportunidades digitais para educação, negócios e envolvimento comunitário.

 

O serviço de Internet de alta velocidade está disponível no Aeroporto de Maputo, Escola Secundária da Zona Verde, Jardim Tunduro, Loja Ronil, Mercado do Peixe, Praça da Juventude (Magoanine) e Praça dos Engraxadores, oferecendo até duas horas de acesso gratuito por dia. Esta medida visa combater a divisão digital tornando os recursos online mais acessíveis a todos.

 

Superando a Divisão Digital com 5G

 

O projecto permite aos utilizadores ligarem-se à Internet em duas sessões de uma hora por dia, aproveitando ao máximo a rede 5G rápida e eficiente. Ele visa abranger áreas comunitárias de alto tráfego para garantir benefícios generalizados, desde estudantes a proprietários locais de negócios.

 

Uma Visão para o Empoderamento Digital

 

O CEO da Vodacom Moçambique, Simon Karikari, destacou o objectivo do projecto: "Estamos entusiasmados por lançar esta iniciativa, um passo em direcção ao nosso compromisso de reduzir a divisão digital em Moçambique. Fornecer acesso gratuito à Internet 5G não visa apenas conectar, mas capacitar os indivíduos a explorar as possibilidades do mundo digital para o seu avanço e desenvolvimento económico."

 

Esta iniciativa representa um grande avanço rumo à inclusão digital em Moçambique, prometendo aumentar as oportunidades educacionais, económicas e sociais para os cidadãos de Maputo.(Carta)

Em primeiro lugar é preciso dar a mão a palmatória: A Frelimo continua o maior e mais importante partido político em Moçambique. Apesar da bipolaridade aparente nas escolhas ideológico partidárias, os moçambicanos mantêm alguma ligação umbilical com o Glorioso. 
 
A eleição do candidato a Presidente da Frelimo e, consequentemente, candidato a Presidente da República, é um bom cronômetro dessa premissa. Desde a indicação pela Comissão Política dos quadros do partido, nomeadamente: Roque Silva Samuel, Damião José e Daniel Chapo para a pré-candidatura, não cessam as vozes da especulação, discórdia, desinformação e manipulação. 
 
Esse braço de ferro vem de duas vias, a interna e externa. De dentro, persistem as contestações daqueles anciões e seus continuadores, que acreditam que Moçambique foi melhor lugar nos tempos da Mariazinha ou do Tchembene. 
 
Estes são capazes de tudo. Até de questionar os Estatutos da Frelimo que elaboraram e aprovaram. A escolha de Roque Silva, Damião José e Daniel Chapo pela Comissão Política, honra as regras de jogo que eles próprios criaram. 
 
Mas por outro lado, não há um legado de Chissano e Guebuza sobre o modelo de sucessão interna que serviria de Bíblia para as actuais e futuras gerações de camaradas, para além da lealdade aos Estatutos. Ode aos Estatutos e a quem criou estes Regimentos. Ode aos anciões. 
 
A Comissão Política mantém a chama acesa dessa herança inabalável. Já não há elefante branco na sala. De fora, pseudointelectuais, intrusos comentaristas televisivos e intelectuais do Facebook, reduzem a qualidade do debate se atrelando ao ataque pessoal aos pré-candidatos. 
 
Ninguém, até esta parte, procurou compreender o pensamento sobre o país, governação, a obra, o percurso profissional/político dos pré-candidatos. Reina uma cultura da selva para quem entra no debate; sangue e mais sangue. A Frelimo é uma entidade privada, que goza de liberdades para moldar o seu funcionamento. Tudo o resto vai ser decidido nas urnas, no dia 9 de outubro de 2024. Deixemos os moçambicanos fazerem o julgamento final. Roque Silva, Damião José e Daniel Chapo são a escolha da Frelimo.
 
*Leitor devidamente identificado

A luta pelo maior prémio do futebol de clubes, a Liga dos Campeões Europeus (UCL, sigla em inglês), está na derradeira fase final, com os jogos da primeira-mão das meias-finais a serem disputados na Alemanha. Os jogos terão início amanhã, 30 de Abril, com o confronto entre o Bayern de Munique e Real Madrid no estádio Allianz Arena. Este é tido como um verdadeiro encontro da realeza europeia. Os dois clubes ostentam 20 títulos europeus entre si (sendo 14 para o Real e 6 para o Bayern).

 

É certo que nas meias-finais da UCL já não há favorito. “Evitaria considerar-me favorito… A única coisa que pode jogar a favor do Real Madrid é que a segunda-mão vai ser jogada em casa. Mas acredito e espero que não seja um factor determinante no embate”, disse a antiga estrela dos bávaros, Stefan Effenberg.

 

O Bayern eliminou o Arsenal na fase anterior, enquanto que o Real eliminou o campeão europeu da temporada passada, Manchester City, depois de um empate épico que terminou 4 a 4 e tudo foi decidido nas penalidades.

 

O treinador dos bávaros, Thomas Tuchel, espera que a vantagem de jogar em casa, na Baviera, dê à sua equipa um bom início de jogo: "É sempre melhor jogar diante dos nossos adeptos. É sempre melhor jogar diante dos nossos adeptos. A cada jogada e a cada boa acção, recebemos o apoio, que nos anima e nos dá um novo fôlego."

 

Na quarta-feira, 1º de Maio, Borussia Dortmund e Paris Saint-Germain enfrentam-se no Westfalenstadion. Nos quartos-de-finais, os anfitriões alemães contaram com o apoio dos seus adeptos, em casa, para conquistar uma vitória impressionante sobre o Atlético de Madrid, mas o PSG mostrou a sua classe e aço com um triunfo de reviravolta sobre o Barcelona.

 

"A melhor sensação quando se é jogador ou treinador é ver que o nosso trabalho faz as pessoas felizes. Não há nada melhor do que isso. Não se pode comprar esse sentimento. A sensação de conseguir algo especial para o clube é óptima. Agora temos de enfrentar a [meia] final e tentar chegar à final", disse o técnico dos parisienses, Luís Enrique.

 

Todos os jogos da Liga dos Campeões Europeus serão transmitidos em directo e exclusivo na DStv através dos canais da SuperSport. A DStv é a única e verdadeira casa de futebol em Moçambique, oferecendo uma gama e profundidade de acção que nenhum outro concorrente pode igualar. É, literalmente, “futebol imbatível”.

 

A DStv também oferece uma vasta gama de opções linguísticas, incluindo português e inglês. Enquanto estiver fora de casa, o DStv Stream permite que os telespectadores assistam ao seu futebol favorito em direto, em qualquer lugar e a qualquer hora.

 

Não perca a melhor ação futebolística na DStv.

 

Para mais informações, viste: https://web.facebook.com/DStvMozambique

 

Detalhes da transmissão dos jogos:

 

Terça-feira, 30 de Abril

 

  • 21:00: Bayern de Munique vs Real Madrid – na SuperSport Grandstand, SuperSport Premier League, SuperSport Máximo 1 e SuperSport Maximo 2

 

Quarta-feira, 1 de Maio

 

  • 21:00: Borussia Dortmund vs Paris Saint-Germain – na SuperSport Grandstand, SuperSport Premier League e SuperSport Máximo 2
Pág. 1 de 284