Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

Banner
30 de Abril, 2021

Covid-19: Inicia segunda-feira vacinação de atletas

Irônico. Enquanto os estudos, em todo o mundo, apontam que o desporto é um factor de combate à Covid-19, em Moçambique, este é visto como um factor de propagação do novo coronavírus.

 

E como forma de evitar que os praticantes do desporto propaguem o vírus e, sobretudo, desenvolvam sintomas graves da doença – tal como os idosos, doentes diabéticos e profissionais de saúde, tidos como grupos vulneráveis – inicia, na próxima segunda-feira, o processo de vacinação dos atletas, a começar pelos jogadores do campeonato nacional de futebol, vulgo Moçambola.

 

A decisão de incluir os atletas no grupo das pessoas prioritárias a tomar a vacina contra Covid-19 foi tomada pelo Governo, na última terça-feira, durante a 14ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros.

 

Segundo o porta-voz da Sessão, Filimão Suazi, a vacinação irá incluir todos os atletas envolvidos nos campeonatos nacionais de todas as modalidades desportivas, sejam elas individuais e/ou colectivas. Na sua comunicação, Filimão Suazi não avançou as razões da inclusão deste grupo nesta fase de vacinação.

 

“Carta” sabe que foi uma decisão pessoal do Chefe do Governo, Filipe Jacinto Nyusi, que tenta, de todas as formas, agradar os desportistas, que viram os campeonatos nacionais interrompidos devido à ausência de testes regulares de despiste da Covid-19.

 

Lembre-se que decorre, neste momento, a segunda fase da vacinação contra Covid-19, estando abrangidos doentes diabéticos não abrangidos na primeira fase; reclusos e funcionários prisionais; estudantes finalistas de medicina; deslocados dos ataques terroristas; agentes da polícia e professores do ensino primário com mais de 50 anos de idade. (Carta)

Sir Motors

Ler 4552 vezes